sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Tangram

CONHECENDO O TANGRAM


               Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.
               Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

Em meio a inumeras história sobre esse incrível jogo, uma chama a atenção da garotada, confira a baixo: 

A LENDA DO TANGRAM

               Um jovem chinês estava partindo para uma longa viagem e, ao se despedir de seu mestre, esse lhe entregou um espelho quadrado para que este registrasse tudo o que visse durante sua jornada.
              Ao indagar o mestre como poderia um simples espelho registrar todas as imagens de uma viagem, o jovem chinês deixou o espelho cair, fazendo com que se partisse em sete pedaços. Assim, o mestre olhou para seu aprendiz e falou: “Agora você pode utilizar os sete pedaços para desenhar figuras e ilustrar toda a sua jornada”. Nascia assim, o jogo Tangram, que ficou famoso por todo o mundo.




COMO CONSTRUIR UM TANGRAM

É muito fácil criar um Tangram, e também muito importante que os próprios alunos construa o seu.

Material :
Papel ofício ou cartolina.
Régua
Lápis preto
Borracha

Passo a passo

1º passo: Recorte o  papel em forma de um quadrado:
2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais
3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.
Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.
4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ.
Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.
5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.
6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH
E ai estará pronto o seu Tagram para poder pintá-lo , depois recortá-lo e por fim, monstar as mais diversas figuras que ele lhe proporcionará a fazer.

CONSTRUINDO FIGURAS COM O TANGRAM

PESSOAS

PESSOAS E ANIMAIS


GATOS
ANIMAIS
ATIVIDADE 1
Agora que você já  aprendeu a fazer um Tangram e conhece algumas figuras que pode ser criadas por ele, agora é sua, montem as figuras abaixo:



ATIVIDADE 2
Achou fácil não foi? Pois as figuras eram simples e estavam mostrando o contorno da montagem, agora será mais dificil um pouquinho, mas tenho certeza que você conseguirá. Monte as figuras abaixo:


Fonte de pesquisa:  Baixaki, Wikipédia e Educador Brasil Escola.

Jogo Educativo Utilizando o Tangram

Peces 4.0

Olá pessoal, você que ficou interessado no Tangram, existe um jogo muito legal  que utiliza-se inumeras formas geométricas para o desafio. Neste jogo, Peces 4.0, além do tangram tem outras peças bastante interressante, vale a pena conferir!

COMO JOGAR COM PECES 4.0


           Peces é uma ótima opção de jogo, principalmente para aqueles dias chuvosos. Ao melhor estilo Tangram, este game reúne mais de três mil figuras diferentes para você montar usando apenas peças em formatos geométricos. Não perca mais tempo e encare este desafio!
           Jogar Tangram utilizando o Peces fica ainda mais fácil e divertido. A interface do programa é muito intuitiva e, por isso, qualquer usuário pode utilizar o aplicativo sem medo. Uma coluna é mostrada no lado esquerdo da tela, a qual contém uma lista com todas as figuras que podem ser montadas.
            Mas é na parte central da tela que seus olhos deverão estar atentos, pois é nela que as peças e também a sombra do desenho são mostradas. Para mover as diversas figuras geométricas, clique sobre elas e arreste para local desejado. Pressionando o botão direito do mouse você consegue girar as peças.
            Por padrão, o jogo vem configurado para começar no nível de dificuldade para iniciantes. Mas se você já é craque no game, troque para um modo mais avançado acessando o menu “Juego” e, depois, escolhendo a opção “Nivel del juego”.
            Agora é só se divertir e testar seu cérebro. Convide a galera para encarar os desafios de Peces juntos com você e crie campeonatos. Não se preocupe que o aplicativo será responsável por calcular a pontuação e mostrar a classificação de cada um dos competidores. Não fique de fora!

Fonte: Baixaki.com


BAIXANDO O PECES 4.0

O Peces é totalmente grátis, para baixá-lo é só clicar no link abaixo, você será direcionado para a página do Baixaki, em seguida, clique em "Clique para Baixar".


Boa aula e um bom jogo para vocês!